PROCIV IV/2008


O Exercício “PROCIV IV/2008” tem como principal objectivo a validação dos pressupostos operacionais contidos no Plano Especial de Emergência de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes (PEERS-AML). Decorre nos dias 21, 22 e 23 de Novembro. Este Exercício promove, ainda, o treino da capacidade de resposta da ANPC, dos mecanismos de articulação com os APC e demais entidades integrantes do PEERS-AML e ainda dos sistemas de apoio à decisão, no quadro das intervenções de protecção civil, resultantes da ocorrência de um sismo.

Dia 21 de Novembro (sexta-feira)

17h45: Evacuação de diversos edifícios (Hotel Sheraton, Marriott, Hospital de Santa Maria, Centro Comercial Colombo, Centro Comercial do Campo Pequeno, Banco de Portugal, Faculdade de Agronomia, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Metropolitano.)
18h00: Após a simulação de um despiste de uma viatura com matérias perigosas, a zona do Campo Pequeno vai estar condicionada ao trânsito.
18h45: Simulação de um incêndio na Faculdade de Agronomia, no Alto da Ajuda.
19h00: A simulação de um aluimento de terras na encosta adjacente ao Cemitério dos Prazeres, entre os nº 48-90 da Vila das Neves, levará também a condicionamentos de trânsito na Rua Maria Pia.

Dia 22 de Novembro (sábado)

09h00: Evacuação completa do Centro Comercial Colombo.
10h30: Simulação de colapso de vários edifícios perto da antiga Petroquímica, na zona do Poço do Bispo.
11h00: Simulação da queda de uma viatura ao rio, na zona da Praça do Comércio.
15h05: Incêndio num posto de combustível, no Campo das Cebolas, levando ao corte dos acessos na Rua da Alfândega e da Rua do Cais de Santarém.
15h30: Simulação de queda de várias viaturas na zona de Alcântara-Mar, perto dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Lisboa.
16h15: Risco de derrocada de uma ala de hospital, na Faculdade de Ciências, com necessida de transporte de pacientes para o exterior da cidade de Lisboa.

Dia 23 de Novembro (domingo)

09h05: Simulação de uma fuga de gás, e consequente incêndio, na Torre Sul no Parque das Nações.
09h45: Ruptura de uma conduta de água com inundação da zona do Campo de Santa Clara, onde se realiza habitualmente a Feira da Ladra.
10h00: Descarrilamento de uma composição do Metropolitano entre as estações de Telheiras e Campo Grande, levando ao corte da rede nesse local.

Nota: O trânsito nas zonas circundantes aos locais das simulações e aos edifícios evacuados estará condicionado.
Principais condicionamentos de trânsito


a talhe de foice
Superprodução
"Num país que investe pouco em protecção civil, onde falta apoio aéreo para incêndios, onde as matas não são limpas, onde é débil a prevenção para as calamidades aposta na superprodução. Hoje será simulado um sismo e haverá espectáculo em vários pontos dos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém, com cortes de trânsito e edifícios evacuados. Nada contra, se o resto, o que é pequenino e não se vê, existisse. Vivemos pequenos mas sempre em grande. Até nas calamidades." Daniel Oliveira @
Arrastão

Sem comentários: