Evacuação de doentes
Desenvolvimento do sistema de saúde impulsiona criação do INEM
Luanda - O processo de desenvolvimento do sistema nacional de saúde e o aumento de acidentes rodoviários impulsionou a criação do Instituto Nacional de Emergência Médica de Angola (INEM), para a evacuação de doentes e feridos em condições seguras para unidades sanitárias, considerou hoje (quarta-feira) o ministro da Saúde, José Van-Dúnem.
Em declarações à imprensa, após a reunião do Governo, o governante disse que o INEM vai promover a articulação entre várias unidades no processo de evacuação de doentes ou feridos.
Parte das actividades do INEM está a funcionar no Hospital do Prenda, mas as suas infra-estruturas serão construídas nos terrenos adjacentes ao Hospital Sanatório, disse, indicando a existência de um projecto que será apresentado em concurso público.
O INEM terá uma implantação paulatina, mas estão já a ser formadas equipas para actuar nas províncias onde será disputado o Campeonato Africano das Nações em Futebol o próximo ano (CAN’2010).
Com um estatuto de instituto público e direcção tutelada pelo Ministério da Saúde, a instituição terá um sistema de comunicações através de terminal 116.
O Conselho de Ministros aprovou hoje a criação do INEM e respectivo estatuto orgânico para assegurar a assistência médica pré-hospitalar e a evacuação assistida, em caso de doença súbita, ou acidente para unidades de saúde clinicamente adequadas.
O instituto vai assegurar as operações de salvamento nas praias marítimas e fluviais e prestar cuidados no transporte de feridos, recém-nascidos, deficientes, mortos e idosos.
Fonte: Angola Press
1 comentário:
Vou pedir transferência para a logistica de luanda...
Enviar um comentário