INEM
Novo presidente é especialista em medicina de emergência
06.10.2010 - 17:42 Por PÚBLICO, Lusa
O Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi substituído. O novo presidente, que entra em funções amanhã, é o médico Miguel Soares de Oliveira, e vem substittuir o coronel Abílio Gomes, acaba de anunciar o Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde explica, em comunicado, que o INEM "entra num novo ciclo em que o essencial da acção deve centrar-se na consolidação dos meios, na formação e na diferenciação profissional". Um novo enquadramento que "necessita de uma abordagem diversa ao nível da gestão", justifica.
Mestre em medicina de emergência, Miguel Soares de Oliveira foi director regional do INEM, coordenador regional das Vias Verdes do Acidente Vascular Cerebral e do Enfarte Agudo do Miocárdio e coordenador da Comissão Regional do Doente Crítico, no âmbito da Administração Regional de Saúde do Norte.
Na Direcção Geral da Saúde, foi o responsável pela criação da Via Verde da Sépsis e das Equipas de Emergência Médica intra-hospitalar e, ainda, pela implementação da iniciativa da Organização Mundial de Saúde “Cirurgia segura salva vidas”.
Além de Miguel Soares de Oliveira, o Conselho Directivo do INEM será também composto por José Pedro Lopes, engenheiro, que vem da equipa anterior, e por Júlio Candeias Pedro, administrador hospitalar, licenciado em Gestão de Recursos Humanos e até agora vogal do Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano.
Diferenças
O Paulo Bento ensina a melhor maneira de dar pontapés numa bola a certos gajos. Eu salvo vidas...
Para receber o que o Paulo Bento recebe num MÊS a ensinar os tais gajos a dar pontapés na bola, eu vou ter que salvar vidas durante 7 ANOS.
Para conseguir que sejam só 7 anos, eu tenho que salvar vidas durante cada um desses dias, noites, fins de semana e feriados.
Não sei quantos anos precisarei trabalhar mais para chegar ao "prémio extra" que ele receberá pela qualificação.
Ao longo dos anos que levo a salvar vidas, já passei por bons e maus momentos. Salvei umas vidas, outras não consegui. Algumas vidas acabaram ali, à minha frente. Mas também vi outras começar. Fui agredido, insultado e fui constituído arguido só porque cumpri o meu dever. Mas (há sempre um mas...) já me esticaram a mão, olharam nos olhos e disseram "obrigado".
O Paulo Bento ganhou duas taças de Portugal e duas Super-Taças mas (outro mas...) perdeu pelo menos 4 campeonatos para o Benfica e Porto.
O Paulo Bento vai receber em 2 meses o mesmo que eu vou ter que trabalhar durante 30 anos para pagar a minha casa.
O Paulo Bento ensina a melhor maneira de dar pontapés numa bola a certos gajos. Eu salvo vidas... E durmo descansado.
Evento i100729
É noite de "favas com chouriço"!
Plano de operações:
1 - Ajuntamento à porta da Expofacic.
2- Entrada no recinto.
3- Bucha à decidir nas tasquinhas.
4- Concerto com José Cid
5- Ramboia.
6- Desmobilização.
Inscrições, sugestões, criticas e crises existenciais nos cu-com-mentos.
Nota - É expressamente proibido criticar as "paint-skills" deste post!
Easy
CODU sem Psico
São as chamadas que demoram mais tempo na linha 112. Do outro lado, estão crianças ou adultos em sofrimento psicológico decorrente de maus tratos, violações sexuais ou depressões.
Muitas vezes, como um caso que a TVI filmou há meses, houve quem tomasse uma caixa de comprimidos, mas arrependeu-se do suicídio a tempo. Estas chamadas vão deixar de ter uma resposta especializada
Os sete psicólogos do INEM garantiam o serviço 24 horas por dia. Atendiam, em média, 27 chamadas, e saíam cinco vezes por semana para apoiar vítimas no terreno.
«A situação dos psicólogos não permite um serviço permanente, com a extensão de horário que tinham, porque não está definido nos estatutos do INEM essa funcionalidade. Não existe nada que os obrigue a permanecer por períodos tão prolongados em serviços que são dispendiosos e, de alguma maneira, redundantes. A presença efectiva não se justifica», disse em entrevista à TVI Abílio Gomes, presidente do INEM.
Mas, vão deixar de fazer assistência psicológica no terreno? «Não, não vão. Vão dar apoio interno, em termos de medicina de trabalho, aos profissionais que têm uma actividade mais desgastante a nível psicológico», esclareceu o presidente, dizendo que em «situações de excepção, de volume que se justifique», podem voltar a dar apoio à sociedade.
Os sete psicólogos do INEM garantiam o serviço 24 horas por dia, atendendo em média 27 chamadas diárias e saíam cinco vezes por semana para apoiar vítimas no terreno.
copy/past do sítio TVI 24
Cortar, dobrar e colar
A crise chegou ao Instituto Nacional de Emergência Médica... Os helicópteros sediados no Porto e em Lisboa deverão ser cancelados a partir do mês de Julho, o actual contrato termina este mês.
Falta de enfermeiros lança caos no INEM
Desactivar dois helis médios é uma das dez medidas de contenção de despesas anunciadas pelo conselho directivo do INEM às delegações regionais.
INEM desmente «caos» e paragem de meios
Desactivar meios de socorro e reduzir para zero as horas extras são outras duas medidas, intimamente ligadas. É que o INEM, actualmente, funciona à custa de horas extras. Metade do trabalho dos enfermeiros, por exemplo, é feito nesse regime. O INEM só tem ao seu serviço 106 enfermeiros, mas devia ter 300. Faltam portanto 194 enfermeiros.
Para manter ambulâncias e carros de emergência a funcionar, a solução foi comprar 175 mil horas extraordinárias aos enfermeiros existentes, o que custa mais de dois milhões e meio de euros
As delegações regionais, confrontadas com as ordens do conselho directivo, começaram a identificar meios a fechar.
No norte, deverão encerrar três ambulâncias de suporte básico de vida em Miranda do Douro, Moncorvo e Celorico. E três ambulâncias de suporte imediato de vida em Alijó, Cabeceiras e Montalegre.
As ambulâncias de suporte básico de vida são as ambulâncias de socorro tradicionais, tripuladas por dois técnicos de emergência...
Já as ambulâncias de suporte imediato de vida, para além do técnico são tripuladas por um enfermeiro e têm maior capacidade para administrar medicamentos a doentes em rico de vida...
Foram as ambulâncias lançadas pelo Governo para substituir as urgências e SAP's que encerraram um pouco por todo o país.
Em Lisboa está previsto fechar duas ambulâncias de suporte básico de vida e duas ambulâncias de suporte imediato de vida das quatro existentes no Alentejo.
Na região centro, está previsto fechar a ambulância sediada em Oleiros e suspender a actividade nocturna das ambulâncias de Tábua, Figueiró dos Vinhos, Sabugal e Vouzela.
A delegação regional pretende passar a ambulância de Mortáguas a 24 horas e abrir novas ambulâncias em Viseu e na Figueira da Foz durante o dia.
No Algarve, já fechou a viatura médica de emergência e reanimação do CODU de Faro e deverão fechar duas ambulâncias, uma delas de suporte imediato de vida.
O conselho directivo do INEM, contactado pela TVI, declinou qualquer comentário até estarem tomadas decisões definitivas sobre a localização dos meios a encerrar.
...
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) rejeitou hoje a existência de uma «situação caótica» no serviço, gerada por casos de «inoperacionalidade» de meios como as ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, denunciada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Fonte oficial do INEM disse à agência Lusa que «os turnos das ambulâncias estão a ser feitos para que não haja qualquer falha nas escalas das ambulâncias» e que «tudo indica que até ao momento não está a haver dificuldades em preencher escalas».
«Não existe nenhuma decisão sobre encerramento de meios», acrescentou a mesma fonte, no entanto, segundo o que a TVI o INEM tem previsto parar ambulâncias e helicópteros, como medidas de contenção de despesas, anunciadas pelo conselho directivo do INEM às delegações regionais.
Em comunicado, o sindicato dos enfermeiros afirmou, também hoje, que «no decurso do mês de Junho, resultado da grave carência de enfermeiros, existirão alguns meios que estarão inoperacionais, nomeadamente as ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) que funcionam em Moura e Elvas».
Os enfermeiros acusam ainda a «gestão incompetente do conselho directivo do INEM que insiste não só em não admitir novos enfermeiros para os meios mas também em não solucionar a efectivação de recursos humanos», fazendo com que «a carência de enfermeiros nas SIV atinja níveis inadmissíveis e que colocarão em causa a emergência pré-hospitalar».
Dia Mundial dos Vizinhos
Desgoverno
A moção de censura ao Governo apresentada pelo PCP foi hoje chumbada com os votos contra do PS (92 deputados), e com a abstenção do PSD e do CDS (89, no total). Os votos favoráveis do PCP e do BE (31 deputados) não chegaram para fazer passar a iniciativa que precisava de uma maioria qualificada de deputados, à luz da Constituição. Esta foi a moção de censura que menos votos contra obteve na história da democracia, nem mesmo a única moção que foi aprovada: a do PRD, em 1987.
Último Desejo
Futebol 7
Consulta Pública
Por determinação do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o Plano Estratégico de Recursos Humanos de Emergência Pré-Hospitalar está em consulta pública - aqui - até 20 de Maio de 2010.
Plano Estratégico de Recursos Humanos de Emergência Pré-Hospitalar - PDF - 618 Kb
Pure Subaru Impreza WRC98
Margem Sul State Of Mind
Versão de Diana Piedade e Rui Unas para "Empire State of Mind", tema de Jay-Z com Alicia Keys.
No Flight Zone
Canção de Madrugar
Imprescindíveis
Efeito dominó
O videoclip foi filmado num grande pavilhão em Los Angeles e demorou uns cansativos 30 dias e 50 tentativas para conseguir o resultado final. O especialista neste trabalho que criou este complexo sistema, Rube Goldberg, socorreu-se de cálculos matemáticos para que as peças pudessem cair em série nos momentos cirurgicamente pretendidos. Visualmente, o resultado é, a cada segundo, uma surpresa contínua. Após as tais 50 tentativas ("era frustrante chegar a meio e algo correr mal", disse o baixista Tim Nordwin) e 60 pessoas na produção técnica, eis o brilhante videoclip resultante da visão artística dos OK Go (já agora, a canção é meramente mediana):
retirado d'o homem que sabia demasiado
A Verdadeira VMER 4x4
Quebra cabeças...
Chego mesmo ao ponto de me interrogar, se já no tempo do Bach, este problema existia...
Não sei o que possa dizer mais, mas talvez aquele jovem com t-shirt branca de reclame à Sagres me possa indicar. Sim, aquele que costuma estar "abancado" no restaurante o-libal!!!
Que coisa!!! Quando encontrarei uma resposta!?
Técnico de Emergência Médica
Neste sentido, o responsável anunciou que, a partir da próxima semana, o INEM começará a dar formação a 116 TAE, com formação também de TOTE. «Assim poderemos, num prazo razoavelmente curto, aumentar os efectivos na bancada do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes)», prometeu.
daqui
Estás convocado...
2 - Ligeirinho
3 - Gaita Grande
4 - Vigias
5 - H.Relampago
7 - Cocas
8 - Tira-linhas
9 - Mastroiani
10 - Cerealkiller
12 - Trepas
13 - Vigário
15 - Saltitão
20- Nieves
21- Penedono
22 - Falcão
23 - Espingarda
25 - AA
63 - Biff
69 - Jardel
88 - Metralha
99 - Meiguices
(disponibilidades, aqui mesmo nos cu-mentos; se houver mais alguem interessado em participar.... é só inscrever)
danieL, publica isto no blog amarelo, ok?!
_______________________________________________________________
já confirmados:
3 - Gaita Grande
6 - Bernz
7 - Cocas
9 - Mastroiani
10 - Cerealkiller
12 - Trepas
13 - Vigário
23 - Espingarda
99 - Meiguices
00 - Bongo