Tá de chuva!


A previsão de chuva intensa para sábado levou hoje a Protecção Civil a accionar o "alerta amarelo" entre as 00:00 e as 12:00 de 01 de Agosto, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu e Aveiro.

Segundo um comunicado da Autoridade Nacional Protecção Civil (ANPC), os efeitos expectáveis desta situação são "aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via", bem como "inundações por transbordo, em linhas de água de regime torrencial ou não dominadas por albufeiras".

"Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem", e "possibilidade de inundação por transbordo de rios nas zonas historicamente mais vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas" são outros dos efeitos previstos.

Um micro, é sempre um micro!

Comentadores de serviço: José Augusto Marques e Jorge Baptista. Haja alguém que diga a estes senhores, que um microfone é uma arma (para o bem e para o mal). Esta é de livro!

recebido por e-mail


Se o Mário Mata, a Florbela Espanca, o Jaime Gama e o Jorge Palma, o que é que a Rosa Lobato Faria?
E, já agora: alguém acredita que a Zita Seabra para o António Peres Metello?

Tempestade


Africa, Toto (anos 80), com Perpetuum Jazzile, conduzidos por Tomaž Kozlevčar. A vossa atenção à tempestade inicial... Com mãos e pés!

Função Pública


Horário nocturno alargado para parte da função pública

Operários das actividades de distribuição de água, das ambulâncias, da protecção civil e do lixo voltam a ter acréscimo remuneratório de 25% após as oito da noite. O acordo colectivo das carreiras gerais está em negociação com os sindicatos, que pedem mais. (continua
aqui)

Função pública pode gozar férias antigas quando quiser

Os funcionários públicos que têm férias em atraso relativas a anos anteriores a 2008 poderão gozá-las quando entenderem, desde que haja acordo com a entidade empregadora. A medida consta de um despacho do secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos. (continua
aqui)

Oleeeeé

Proposta FDS (fim de semana)

A propósito da carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) sugiro uma leitura desatenta (aqui e ali) e descomprometida aos, até agora, 95 comentários a um escrito do professor doutor enfermeiro. Uma valente soneca a que lhe chamou monumental. Ora espreita!


link's


A agenda de Aníbal


Sobre o deputado que foi impedido de entrar na Assembleia Regional da Madeira, numa clara violação da legalidade democrática, Cavaco ficou calado.
Sobre o deputado que
mandou outro para o genital lugar, Cavaco ficou calado.
Sobre o conselheiro que
mentiu ao Parlamento, Cavaco ficou calado.
Sobre os corninhos de Manuel Pinho,
Cavaco falou.

no arrastão, com atalhos

Chicken a la Carte

A realidade é bem mais dura que aquela que conhecemos! "Chicken a la Carte" foi considerada a curta metragem mais popular no Festival de Berlim, em Fevereiro de 2006.

INEM Angola


Evacuação de doentes
Desenvolvimento do sistema de saúde impulsiona criação do INEM

Luanda - O processo de desenvolvimento do sistema nacional de saúde e o aumento de acidentes rodoviários impulsionou a criação do Instituto Nacional de Emergência Médica de Angola (INEM), para a evacuação de doentes e feridos em condições seguras para unidades sanitárias, considerou hoje (quarta-feira) o ministro da Saúde, José Van-Dúnem.

Em declarações à imprensa, após a reunião do Governo, o governante disse que o INEM vai promover a articulação entre várias unidades no processo de evacuação de doentes ou feridos.

Parte das actividades do INEM está a funcionar no Hospital do Prenda, mas as suas infra-estruturas serão construídas nos terrenos adjacentes ao Hospital Sanatório, disse, indicando a existência de um projecto que será apresentado em concurso público.

O INEM terá uma implantação paulatina, mas estão já a ser formadas equipas para actuar nas províncias onde será disputado o Campeonato Africano das Nações em Futebol o próximo ano (CAN’2010).

Com um estatuto de instituto público e direcção tutelada pelo Ministério da Saúde, a instituição terá um sistema de comunicações através de terminal 116.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a criação do INEM e respectivo estatuto orgânico para assegurar a assistência médica pré-hospitalar e a evacuação assistida, em caso de doença súbita, ou acidente para unidades de saúde clinicamente adequadas.

O instituto vai assegurar as operações de salvamento nas praias marítimas e fluviais e prestar cuidados no transporte de feridos, recém-nascidos, deficientes, mortos e idosos.

Fonte: Angola Press

Nos cornos do desespero

Abusar da Maizena pode dar nisto. Quatro anos de fracassos acumulados, também. O nosso Manuel das papas agora é também o nosso Manuel dos cornos. Está cansado. Estafado. Nunca deu para muito, mas agora é visível que não dá para mais. Está na hora de ir descansar.

imagem @ arrastão / texto @ o país do burro