...

Os meus pensamentos foram-se afastando de mim, mas, chegado a um caminho acolhedor, repilo os tumultuosos pesares e detenho-me, de olhos fechados, enervado num aroma de afastamento que eu próprio fui conservando, na minha pequena luta contra a vida. Só vivi ontem. Ele tem agora essa nudez à espera do que deseja, selo provisório que nos vai envelhecendo sem amor.
Ontem é uma árvore de longas ramagens, e estou estendido à sua sombra, recordando.
De súbito, contemplo, surpreendido, longas caravanas de caminhantes que, chegados como eu a este caminho, com os olhos adormecidos na recordação, entoam canções e recordam. E algo me diz que mudaram para se deter, que falaram para se calar, que abriram os olhos atónitos ante a festa das estrelas para os fechar e recordar...
Estendido neste novo caminho, com os olhos ávidos florescidos de afastamento, procuro em vão interceptar o rio do tempo que tremula sobre as minhas atitudes. Mas a água que consigo recolher fica aprisionada nos tanques ocultos do meu coração em que amanhã terão de se submergir as minhas velhas mãos solitárias...

Pablo Neruda, em "Nasci para Nascer"

Bolachinha Americana


PARA VER ATÉ AO FIM

Falcão, Este É Para Ti!

Dedicado ao "nosso" Falcão. O homem que trouxe o Mundial de Rallyes de volta a Portugal!

gastro pop-rock tour

"Com o objectivo inédito de estrangular o consumo excessivo de música da treta - um perfume de sonóxido carbónico vai invadir três pontos estratégicos do globo terrestre, três localizações nevrálgicas no controle de consumo do planeta: Coimbra, Lisboa e Cascais. Controlados estes três baluartes digestivos, o mundo irá experimentar uma prisão de ventre com proporções bíblicas, apenas comparável ao aperto urinário de Cícero, na hora em que foi degolado! Depois disso, através da catarse musical proporcionada pelo combo do famigerado Lello Minsk, dar-se-á o efeito contrário, prevendo-se uma explosão gastro-decibélica que ficará para a história universal como o Big Pum – um fenómeno acústico de aromo-terapia global capaz de abrir brechas na grande muralha da China! É por estas e por outras que a esfinge não tem nariz!"

Festa, Feira e Romaria


Lobos

A Selecção portuguesa de râguebi assegurou, este sábado, pela primeira vez na história, a presença num Campeonato do Mundo. Os «lobos» asseguraram a última vaga no Mundial, a realizar em Setembro, onde serão os únicos amadores a participar. Nova Zelândia, Escócia, Itália e Roménia serão, então, os adversários a defrontar, inseridos no Grupo C da competição que decorrerá em França.

Haka dos 'All Blacks' - Nova Zelândia

My Generation

Condução em Emergência

Mas, mas, não era só um sentido???

Cenas de Gaja


anårca constipadö

sempre atento e patriota o anårca constipadö dá amis uma grande sugestão completamente royalties free e mesmo sem direitos de copyrighte pá....

o Naming prás Escolas pá.... porque se substituirmos os nomes caretas das escolas por nomes práfrentex e cool as empresas pagariam pá...açim a Secundária Bartolomeu de Gusmão (quem foi eçe gajo? hã?) paçaria a Escola Tommy Hilfiger ....a Escola C+S Rainha Dona Leonor (uma gaja que já tá a fabricar tijolo há uma porrada de tempo...) paça a Escola Dolce & Gabbana ou Escola Diesel Jeans ....e açim por diante pá.... as empresas pagam o orçamento da escola e ainda dão uns trapinhos prás profee e prós porfes....e prós senhore(as)s funcionários e vigilantes....

açim que a Nike comprar o nome da escola secundária do restelo a reebock vai ter de ir a correr comprar a escola secundária de benfica se a sony playstatioportable comprar a c+s de alverca a nintendo vai a correr comprar a c+s da brandoa e açim suçeçivamente até que o ministério da educação muda tamém pra assoçiação cultural Body Shop ou Assoçiação de Promoção Educativa da Caterpillar....


Este man meresse a cu menda a dez du junho

"Choque para a Vida"

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinou com o Hospital Amadora-Sintra (HAS) um protocolo que transfere para este Instituto o projecto de Desfibrilhação Automática Externa – denominado “Choque para a Vida” – iniciado pelo Hospital em 2001. O acordo foi assinado no dia 19 de Março.

O acesso à desfibrilhação precoce em situação de Paragem Cárdio-respiratória implica profissionais formados e, naturalmente, equipamentos disponíveis nas ambulâncias. Em 2001 o Hospital Amadora-Sintra iniciou um programa de “Desfibrilhação Automática Externa” (DAE) na sua área de influência, sendo proprietário de um conjunto de 13 equipamentos de DAE que se encontram em diversas ambulâncias de socorro de diversas corporações de bombeiros. O programa também inclui também outros seis DAE, adquiridos directamente pelas referidas corporações da área, perfazendo um total de 19.

Após a assinatura deste Protocolo, o INEM vai assegurar a continuidade do programa nos concelhos de Amadora e de Sintra e recebe a título definitivo os equipamentos de DAE. Uma vez que só os Tripulantes de Ambulância de Socorro (TAS) podem ser operacionais de DAE, cabe ao INEM promover, ainda durante o ano de 2007, a formação necessária aos bombeiros já envolvidos neste projecto e que não tenham ainda este tipo de formação.

Sendo os Concelhos de Amadora e de Sintra áreas geográficas de grande densidade e concentração populacional, a integração do Programa de DAE no INEM revela-se certeira numa lógica de controlo de qualidade e de ter desfibrilhadores onde a probabilidade de serem necessários é maior. Recorde-se que o próprio INEM iniciou também em 2004 um programa de DAE nas ambulâncias operacionalizadas directamente pelos profissionais do Instituto, as quais perfazem actualmente 37 unidades.

O projecto “Choque para a Vida” foi pioneiro a nível nacional, tendo como princípios de funcionamento a existência de critérios de qualidade bem definidos e de uma auditoria médica permanente. Ao passar-se este programa para a alçada deste Instituto, assiste-se assim ao reconhecimento de que a existência de programas de DAE apenas faz sentido se os mesmos estiverem perfeitamente integrados no Sistema Integrado de Emergência Médica, o qual é coordenado pelo INEM.

Link para o Protocolo
fonte: INEM

Lesão no Tendão D'Aqueles



Será que isto se passou no campo ervado do GDE?

Jornada 23 (Liga Betadine)

Façam as vossas apostas:

Naval - Nacional
SL Benfica - FC Porto
Sporting CP - Beira-Mar
Maritimo - SC Braga
Académica - U. Leiria
V.Setubal - E. Amadora
Boavista - P.Ferreira
Belenenses - Aves
Pedra Rija - GD Ereira (*)


Jogo especial (adivinhar resultado)

Árbitro ou Adepto?!



Reparem na mão esquerda do "aminal"... É esse mesmo, o que validou aquele golo do ManUtd contra o Lille na Champions

Que Nem Um TORDO

Subsidiodependência

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) propõe que os 34 euros/dia pagos por dia pelo Estado para cada ambulância de emergência médica subam quase cinco vezes, para 150 euros, disse hoje um dirigente daquela organização.

Rui Rama da Silva, do conselho executivo da LBP, disse à agência Lusa que 150 euros por dia "seria um bom ponto de partida para a discussão".

De acordo com a Liga, 34 euros/dia é a verba que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) paga por cada uma das 200 ambulâncias que tem distribuídas por 182 corporações de bombeiros de todo o país.

O presidente da LBP afirmou terça-feira que o INEM atribui para cada uma das 37 ambulâncias que gere directamente em Lisboa, Porto, Faro e outras cidades uma verba de 311 euros diários.

Esta diferença de verbas e a ausência de aumento, segundo a Liga, das tarifas pagas pelo INEM por cada serviço de emergência prestada pelos bombeiros levaram a LBP a recusar terça-feira assinar o anexo de um protocolo com aquele Instituto onde se inclui um novo tarifário.

Logo após a cerimónia, Duarte Caldeira acusou o INEM de ter colocado "administrativamente" o tarifário no protocolo sem qualquer negociação, ao contrário do que sucedeu com o restante articulado do novo acordo que rege a relação entre as diferentes entidades que participam no socorro de emergência em Portugal.

Além do Instituto e da Liga, o documento que revoga o anterior, em vigor há 25 anos, foi também subscrito pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Após a assinatura do protocolo, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, disse desconhecer os valores apresentados pelo presidente da Liga e escusou comentar as diferenças com esse mesmo argumento.

Hoje, contactado, pela Lusa, o porta-voz do INEM disse desconhecer como Duarte Caldeira chegou àqueles números, salvaguardando que a verba enviada para os bombeiros não se destina a pagar aos tripulantes das ambulâncias, ao contrário do que sucede com o Instituto, onde o orçamento das viaturas de emergência que gere é por si totalmente suportado.

fonte: Lusa / RTP

Acordo Assinado

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assinaram ontem, dia 20 de Março de 2007, um Acordo de Cooperação. Estiveram presentes os Secretários de Estado da Saúde, Francisco Ramos, e da Administração Interna, Ascenso Simões.

Este Acordo vai regular os princípios enquadradores dos diversos protocolos a celebrar com corporações de bombeiros para a prestação de serviços de emergência médica pré-hospitalar. O anterior acordo celebrado entre estas entidades para a Prestação do Socorro Pré-hospitalar tinha 25 anos de existência, importando ajustá-lo à nova realidade do Sistema Integrado de Emergência Médica Pré-hospitalar.


Luís Cunha Ribeiro, Presidente do INEM, considera que foi feito um bom trabalho e que se tratou de um momento importante para todos os envolvidos na assinatura deste protocolo. Durante 25 anos muita coisa mudou e “os protocolos que o INEM estabeleceu com as corporações de bombeiros foram diversos, procurando adaptar-se a cada realidade”. Dada a importância de uma filosofia idêntica “de norte a sul do país”, o protocolo prevê uma Comissão Técnica de Acompanhamento que irá permitir monitorizar ao detalhe o desenvolvimento desta parceria, sendo possível fazer os ajustamentos considerados necessários para a melhoria da emergência médica pré-hospitalar. O INEM, que até ao momento dava às corporações de bombeiros (com as quais tinha acordos) material de consumo clínico, a partir de hoje passou a dar um subsídio que as mesmas devem gerir da forma que entenderem.


Para Duarte Caldeira, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), este protocolo “é um novo ponto de partida” e afirma que “hoje, já não é possível existir um sistema pré-hospitalar em Portugal sem as corporações de bombeiros. Este protocolo é também a expressão disto”.


Já Francisco Ramos, Secretário de Estado da Saúde, no momento da assinatura, salientou que o mais importante desse momento era a nova base de entendimento para o exercício da emergência médica, pois o anterior protocolo, com mais de duas décadas, era já insuficiente. Na sua opinião, este novo documento traz uma melhor definição das responsabilidades no âmbito da emergência pré-hospitalar.

Link para o Acordo de Cooperação
fonte: INEM

Dia Mundial da Poesia

Poeta castrado não!

Serei tudo o que disserem
por inveja ou negação:
cabeçudo dromedário
fogueira de exibição
teorema corolário
poema de mão em mão
lãzudo publicitário
malabarista cabrão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!

Os que entendem como eu
as linhas com que me escrevo
reconhecem o que é meu
em tudo quanto lhes devo:
ternura como já disse
sempre que faço um poema;
saudade que se partisse
me alagaria de pena;
e também uma alegria
uma coragem serena
em renegar a poesia
quando ela nos envenena.

Os que entendem como eu
a força que tem um verso
reconhecem o que é seu
quando lhes mostro o reverso:

Da fome já não se fala
- é tão vulgar que nos cansa -
mas que dizer de uma bala
num esqueleto de criança?

Do frio não reza a história
- a morte é branda e letal -
mas que dizer da memória
de uma bomba de napalm?

E o resto que pode ser
o poema dia a dia?
- Um bisturi a crescer
nas coxas de uma judia;
um filho que vai nascer
parido por asfixia?!
- Ah não me venham dizer
que é fonética a poesia!

Serei tudo o que disserem
por temor ou negação:
Demagogo mau profeta
falso médico ladrão
prostituta proxeneta
espoleta televisão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!

José Carlos Ary dos Santos

Acordo

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assinam hoje, dia 20 de Março de 2007, um Acordo de Cooperação. Nesta ocasião vão estar presentes os Secretários de Estado da Saúde, Francisco Ramos, e da Administração Interna, Ascenso Simões.
Este Acordo irá regular os princípios enquadradores dos diversos protocolos a celebrar com corporações de bombeiros para a prestação de serviços de emergência médica pré-hospitalar. O anterior acordo celebrado entre estas entidades para a Prestação do Socorro Pré-hospitalar tinha mais de 20 anos de existência, importando ajustá-lo à nova realidade do Sistema Integrado de Emergência Médica Pré-hospitalar.

fonte: INEM

Quatro Anos

Está lá, é do inimigo?

Visita de Estudo





Sítio da Semana

On Fire

Novo 112 inclui emergência florestal

O Número Nacional de Emergência, 112, passará a ser, a curto prazo, também utilizado para os alertas de incêndios florestais, que até agora eram feitos para o 117, disse fonte da Protecção Civil.

A alteração prende-se com exigências relacionadas com as normas europeias, para a unificação do mesmo número em toda a União.
O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) distribuiu durante o Salão Internacional da Protecção e Segurança (Segurex), que decorreu na Feira Internacional de Lisboa (FIL) de 14 a 17 de Março, várias brochuras apresentando o 112 como o número de aviso para fogos florestais.
Também a Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) difundiu um documento desdobrável onde reforça que o número para aviso em caso de incêndio o 112.
O Ministério da Agricultura não se pronuncia sobre a alteração do número de socorro, alegando ser da responsabilidade do Ministério da Administração Interna, disse à Lusa fonte do gabinete do ministro.
Até 1991, existiam vários números de emergência de acordo com o tipo de emergência, um para a área médica, outro para envenenamentos e casos de polícia.
Em decisão do Conselho da União Europeia de 29 de Julho de 1991 ficou determinado que todos os Estados-membros iniciassem a implementação de um número único de emergência 112.
O 117, número de emergência para fogos florestais, não vai ficar desactivado de imediato, por razões que se prendem com a «morosidade na alteração de hábitos adquiridos ao longo dos anos pela população», vai continuar a ter tratamento adequado e será gerido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) que o reencaminha para as autoridades competentes, informou o SNBPC à Lusa.

fonte: Lusa / SOL

A Recusa

Um homem de 59 anos, ateou fogo na própria casa e ao carro da família na madrugada desta quarta-feira no Jardim Maria Antónia Prado, em Sorocaba. Ele descontrolou-se por volta das 4h30m após discutir com a mulher, de 24 anos, por ela não ter aceite fazer sexo anal.
As informações constam de um boletim de ocorrência registrado pela polícia. Revoltado com a recusa, o homem teria começado a gritar que era CORNO e na sequência agrediu a mulher com pedaços de madeira na cabeça e com uma pá. A mulher correu para casa de uma vizinha e então o marido, transtornado, começou a pôr fogo na residência e no carro.
Na chegada dos bombeiros, foi preciso arrombar a porta da cozinha para que o homem pudesse ser resgatado. Ao ser retirado do interior da casa, ele ainda estava consciente, mas o seu estado é gravíssimo, segundo informou a equipa médica que o atendeu no Hospital Regional. Teve queimaduras de terceiro grau em 80% do corpo.
Ele está internado na zona de queimados e respira por aparelhos. A mulher foi atendida na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte, onde ainda está em observação. Já a casa e o carro não tiveram a mesma sorte!

Portuguese Lost

Pedrinho das Meiguices

Estou Cansado

Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente; eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.

[Fernado Pessoa]

Are you talking to me?

Rouxinol Faduncho - Abelha Maia

Cartoon

India.Arie - Ready For Love

I am ready for love
Why are you hiding from me
I'd quickly give my freedom
To be held in your captivity

I am ready for love
All of the joy and the pain
And all the time that it takes
Just to stay in your good grace
Lately I've been thinking
Maybe you're not ready for me
Maybe you think I need to learn maturity
They say watch what you ask for
Cause you might receive
But if you ask me tomorrow
I'll say the same thing

I am ready for love
Would you please lend me your ear?
I promise I won't complain
I just need you to acknowledge I am here

If you give me half a chance
I'll prove this to you
I will be patience, kind, faithful and true
To a man who loves music
A man who loves art
Respect's the spirit world
And thinks with his heart

I am ready for love
If you'll take me in your hands
I will learn what you teach
And do the best that I can

I am ready for love
Here with a offering of
My voice
My Eyes
My soul
My mind

Tell me what is enough
To prove I am ready for love

I am ready

A Verdadeira Arte

A Gente Vai Continuar

Tira a mão do queixo, não penses mais nisso
O que lá vai já deu o que tinha a dar
Quem ganhou, ganhou e usou-se disso
Quem perdeu há-de ter mais cartas para dar
E enquanto alguns fazem figura
Outros sucumbem à batota
Chega aonde tu quiseres
Mas goza bem a tua rota

Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar

Todos nós pagamos por tudo o que usamos
O sistema é antigo e não poupa ninguém, não
Somos todos escravos do que precisamos
Reduz as necessidades se queres passar bem
Que a dependência é uma besta
Que dá cabo do desejo
E a liberdade é uma maluca
Que sabe quanto vale um beijo

Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar


Jorge Palma

Bernz resolve


Estava um sol radioso, o bar estava cheio (e aberto) e o Ereira F.C. até ganhava, por 1-0, a uma das maiores potências do futebol regional - o Carvalheira F.C.
Não fosse Bernz, de seu nome Other, calçar as luvas, amortecer a primeira bola e, à segunda apanhá-la, mas... deu pela frente com o avançado do Caralheira (Carvalheira+Alheira) e disse: «... Pronto, já está!». E esteve... Ele vinha doido!!! A correr que nem um desalmado (sem alma)... Bola ao fundo das redes (muitas e de pesca). Foi o empate e resultado final. Bernz 1 - 1 Ereira.
Falta dizer que estava um sol radioso, o bar estava cheio (e aberto)... Assim continuou, após apito dourado apitado: cheio e aberto!

Bernz resolveu!

INEM NO AR

O Homem da Cabana

GOTA revivalista

Herman Enciclopédia - Lauro Dérmio
Não Pirilamparás a Mulher Alheia

O GOTA apresenta:

A pedido de várias famílias, aqui fica o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Rabona em declarações ao Diz que é uma Espécie de Magazine; a ver:

O GOTA recorda:

Linda Reis no HermanSIC

Parabéns Camarada Bernz

A princípio é simples anda-se sozinho
Passa-se nas ruas bem devagarinho
Está-se bem no silêncio e no burburinho
Bebem-se as certezas num copo de vinho
Vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida...

Pouco a pouco o passo faz-se vagabundo
Dá-se a volta ao medo, dá-se a volta ao mundo
Diz-se do passado que está moribundo
Bebe-se o alento num copo sem fundo
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida...

E é então que amigos nos oferecem leito
Entra-se cansado e sai-se refeito
Luta-se por tudo o que leva a peito
Bebe-se e come-se, alguém nos diz: bom proveito
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida...

Depois vem cansaços e o corpo fraqueja
Olha-se para dentro e já pouco sobeja
Pede-se um descanso, por curto que seja
Apagam-se as dúvidas num mar de cerveja
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida...

E enfim duma escolha faz-se um desafio
Enfrenta-se a vida de fio a pavio
Navega-se sem mar, sem vela ou navio
Bebe-se a coragem até dum copo vazio
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida...

E entretanto o tempo fez cinza da brasa
Outra maré cheia virá da maré vaza
Nasce um novo dia e no braço outra asa
Brinda-se aos amores com o vinho da casa
E vem-nos à memória uma frase batida...

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida...


O Primeiro Dia - Sérgio Godinho

Humor Amarelo III

HE-MAN

Dia Internacional da Mulher

Receita de Mulher

As muito feias que me perdoem
Mas beleza é fundamental. É preciso
Que haja qualquer coisa de dança, qualquer coisa de haute couture
Em tudo isso (ou então
Que a mulher se socialize elegantemente em azul, como na República [Popular Chinesa).
Não há meio-termo possível. É preciso
Que tudo isso seja belo. É preciso que súbito
Tenha-se a impressão de ver uma garça apenas pousada e que um rosto
Adquira de vez em quando essa cor só encontrável no terceiro minuto da [aurora.
É preciso que tudo isso seja sem ser, mas que se reflita e desabroche
No olhar dos homens. É preciso, é absolutamente preciso
Que tudo seja belo e inesperado. É preciso que umas pálpebras cerradas
Lembrem um verso de Eluard e que se acaricie nuns braços
Alguma coisa além da carne: que se os toque
Como ao âmbar de uma tarde. Ah, deixai-e dizer-vos
Que é preciso que a mulher que ali está como a corola ante o pássaro
Seja bela ou tenha pelo menos um rosto que lembre um templo e
Seja leve como um resto de nuvem: mas que seja uma nuvem
Com olhos e nádegas. Nádegas é importantíssimo. Olhos, então
Nem se fala, que olhem com certa maldade inocente. Uma boca
Fresca (nunca úmida!) e também de extrema pertinência.
É preciso que as extremidades sejam magras; que uns ossos
Despontem, sobretudo a rótula no cruzar das pernas, e as pontas pélvicas
No enlaçar de uma cintura semovente.
Gravíssimo é, porém, o problema das saboneteiras: uma mulher sem [saboneteiras
É como um rio sem pontes. Indispensável
Que haja uma hipótese de barriguinha, e em seguida
A mulher se alteie em cálice, e que seus seios
Sejam uma expressão greco-romana, mais que gótica ou barroca
E possam iluminar o escuro com uma capacidade mínima de 5 velas.
Sobremodo pertinaz é estarem a caveira e a coluna vertebral
Levemente à mostra; e que exista um grande latifúndio dorsal!
Os membros que terminem como hastes, mas bem haja um certo volume de [coxas
E que elas sejam lisas, lisas como a pétala e cobertas de suavíssima [penugem
No entanto, sensível à carícia em sentido contrário.
É aconselhável na axila uma doce relva com aroma próprio
Apenas sensível (um mínimo de produtos farmacêuticos!)
Preferíveis sem dúvida os pescoços longos
De forma que a cabeça dê por vezes a impressão
De nada ter a ver com o corpo, e a mulher não lembre
Flores sem mistério. Pés e mãos devem conter elementos góticos
Discretos. A pele deve ser fresca nas mãos, nos braços, no dorso e na face
Mas que as concavidades e reentrâncias tenham uma temperatura nunca [inferior
A 37° centígrados podendo eventualmente provocar queimaduras
Do 1° grau. Os olhos, que sejam de preferência grandes
E de rotação pelo menos tão lenta quanto a da Terra; e
Que se coloquem sempre para lá de um invisível muro da paixão
Que é preciso ultrapassar. Que a mulher seja em princípio alta
Ou, caso baixa, que tenha a atitude mental dos altos píncaros.
Ah, que a mulher dê sempre a impressão de que, se se fechar os olhos
Ao abri-los ela não mais estará presente
Com seu sorriso e suas tramas. Que ela surja, não venha; parta, não vá
E que possua uma certa capacidade de emudecer subitamente e nos fazer [beber
O fel da dúvida. Oh, sobretudo
Que ele não perca nunca, não importa em que mundo
Não importa em que circunstâncias, a sua infinita volubilidade
De pássaro; e que acariciada no fundo de si mesma
Transforme-se em fera sem perder sua graça de ave; e que exale sempre
O impossível perfume; e destile sempre
O embriagante mel; e cante sempre o inaudível canto
Da sua combustão; e não deixe de ser nunca a eterna dançarina
Do efêmero; e em sua incalculável imperfeição
Constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação inumerável.


Vinicius de Moraes
Imagem: "Living Statue" - João Freitas

Tico e Teco

Ontem Foi Dia de Eclipse




s. m.: desaparecimento aparente de um astro pela interposição de outro, entre ele e o observador;

Isto é o que diz o dicionário.

Previam-se nuvens para ontem, também diziam que ia estar frio. Afinal o ceu esteve limpo e a temperatura amena.

A Lua deu o seu melhor e brindou-nos com muito mais que aquilo que essa imagem transmite.

Acabou testemunha de uma conversa cumplice, viu-se reflectida no brilho dos olhares e tenho quase a certeza que também provou o licor que nos acompanhou.

Fotoreportagem

24 HORAS NUMA AMBULÂNCIA INEM

Operação STOP

Golpe de vista!

Protocolos


Conhece AQUI os protocolos assinados por Câmaras Municipais e ARS para a reorganização da rede das urgências.

A título de exemplo, ponto 6 do protocolo entre a Câmara Municipal de Cantanhede e a Administração Regional de Saúde do Centro:


(...) 6º - O socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes serão reforçados, até 1 de Outubro de 2007, por ambulância SIV, com um enfermeiro e TAE, destinada a servir os municípios de Mira e Cantanhede. O sistema regional de socorro e transporte já conta com as unidades VMER sedeadas em Coimbra. (...) continua aqui em doc pdf

Humor Amarelo II